Have an account?

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Microsoft X Microsoft, este é o cenário atual


A Microsoft tem tido dificuldades para superar seus próprios produtos, pois tem sido visível a sua busca por sistemas e suítes que superem o uso de suas antigas ferramentas, e temos como exemplo o Windows XP, que mesmo quase uma década depois de seu lançamento, continua sendo o sistema operacional mais usado do mundo. O mesmo acontece quando olhamos para a suíte de programas para escritório, a conhecida Suíte do Microsoft Office, que ainda continua na versão XP, também para a maior parte dos usuários destes programas.


O Windows XP, pela ordem natural, deveria ter ficado para trás após o lançamento da Versão Vista, mas isso não aconteceu, levantando questionamentos interessantes sobre o novo sistema, onde alguns culparam o fracasso do mesmo, por falhas técnicas, enquanto outros não viram um ganho de desempenho que os fizesse acreditar em sucesso após a migração.

Temos hoje no mercado outro sistema, também da Microsoft, chamado Windows 7, que também promete aposentar finalmente a versão XP do sistema, se vai conseguir, não podemos dizer ainda, mas o programa tem sido visto com bons olhos pelo mercado. Enquanto isso, as suítes de programas para escritório também estão passando por mudanças, que diferentemente dos sistemas operacionais citados acima, recebem maior aceitação e mesmo migração. Mesmo assim, conheço muitas pessoas ainda usam a versão XP ou 2003 do Microsoft Office, versões que deveriam ter sido superadas pela versão 2007 da suíte.

A Microsoft já disponibilizou uma versão de teste do Microsoft Office 2010 em seu site, e assim, como acontece com o Windows 7, está acreditando em uma aceitação que deixe as versões mais antigas para trás, sendo adotada pela grande massa de usuários.

Claro que existem programas de empresas que sonham em serem concorrentes da Microsoft, e não descarto a possibilidade de em um futuro próximo consigam ser, mas pelo menos em sistemas operacionais, e em suítes de escritório, isso ainda não é relevante, e vale também ressaltar, que não estou expondo minha opinião em relação a qualidade dos programas, mas apenas falo da aceitação deles pelos mais variados usuários.

Fato é que somos convidados a pensar o que poderia estar acontecendo com a Microsoft, que mesmo tendo o domínio no mercado de programas para computadores pessoais, hoje perde na competição de softwares, versão após versão para ela mesma há quase dez anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Sue mensagem é muito importante. Obrigado por sua Participação.